Formação

Ao Ajudante Familiar/Cuidador incumbem funções que englobam, nomeadamente, os cuidados básicos de higiene, conforto, alimentação, saúde, entre outras. É indispensável que os Ajudantes Familiares demonstrem competências a nível de relacionamento interpessoal e que detenham características de perfil que assegurem grande estabilidade emocional e empatia com os utentes.

A elevada qualidade de serviços prestados pelo CAJIL envolve toda a EQUIPA de funcionários e/ou colaboradores, pelo que são asseguradas ações de formação adequadas e de forma continuada para que todos disponham das condições técnicas de desempenho, preparados para qualquer tipo de desafio que possa surgir no contexto da atividade profissional.

As formações desempenham papel importante na medida em que permitem maior aproximação entre os trabalhadores da instituição e a sua realidade profissional, tendo sempre em conta as competências necessárias para um melhor desempenho da sua função e para aferirem de modo real os seus resultados.

Resultante das formações e da experiência dos próprios colaboradores é aplicada a METODOLOGIA CAJIL.

Os Ajudantes Familiares do CAJIL já iniciaram o processo de formação proposto pelo Instituto Gineste Marescotti Portugal – Cuidados em Humanitude.

A metodologia de Cuidados em Humanitude promove o respeito pela pessoa cuidada e proscreve intervenções em força ou não consentidas. Como alternativa, enfatiza técnicas que profissionalizam e facilitam a relação entre o cuidador e a pessoa cuidada, favorecendo o estabelecimento de uma verdadeira relação de confiança, promovendo o bem-estar da pessoa cuidada, por ser bem cuidada, e do Ajudante Familiar, por estar a prestar cuidados de excelência.

Os Cuidados em Humanitude respeitam a vida, a autonomia, a liberdade, a cidadania e os sinais que ao longo da evolução do Homem identificam a espécie humana, tais como a verticalidade, o olhar, a palavra, o sorriso, o tocar, o vestuário, considerados pilares de humanitude. O cuidado tranquiliza e promove a confiança, de forma a mobilizar de uma forma integrada os pilares da humanitude.

Para além das formações que nos distinguem, sabe-se a importância de todo o tipo de informação e de apoio que ajudam os nossos colaboradores a ter um melhor desempenho no seu trabalho. São formações correntes como as de higiene e segurança no trabalho, primeiros socorros, prevenção úlceras pressão, deontologia e ética profissional, glicémia, entre outras que nos permitem continuar a ter um serviço de qualidade.

Fardamentos

Todos os Ajudantes Familiares andam devidamente identificados e fardados pelo CAJIL. Para além da farda ser um fator de uniformização e higiene que é facilmente identificável pelo utente, dada a importância da cor para os sentidos, as novas fardas dos Cuidadores do CAJIL têm cores diferentes para cada dia da semana.

Terminais

Cada Ajudante Familiar leva consigo um terminal que é utlizado para picar à chegada e saída de casa do utente, bem como para introduzir os códigos dos procedimentos efetuados durante o seu trabalho. Estes terminais são descarregados e validados diariamente pelo CAJIL.

Rotas

Para haver uma intervenção eficaz no Serviço de Apoio Domiciliário são organizadas rotas. Estas são feitas de acordo com a localização de cada utente de modo a haver uma maior rentabilização das mesmas.